domingo, 11 de setembro de 2011



A Cura Mente-Cristã


Mateus 9

Jesus cura o paralítico
 1-2Depois, Jesus meteu-se num barco e atravessou o lago para Cafarnaum, que era a sua cidade. Logo alguns homens lhe trouxeram, numa esteira, um rapaz paralítico. Quando Jesus reparou na fé deles, disse ao doente: Coragem, filho, porque já perdoei os teus pecados!
    3Que ofensa a Deus! Esse homem é como se se considerasse o próprio Deus!, murmuravam entre si alguns chefes religiosos.
    4Jesus soube o que eles pensavam: Porque são tão ruins os vossos pensamentos?
    5O que é mais fácil dizer, 'os teus pecados são perdoados , ou dizer 'levanta-te e anda ?u
    6Ora, vou provar que tenho autoridade aqui na Terra para perdoar pecados. E, voltando-se para o rapaz paralítico, disse-lhe: Levanta-te, enrola a tua esteira e vai para casa pelo teu pé!
    7E este levantou-se e foi para casa
    8Um clamor de espanto percorreu a multidão quando viu isto acontecer. E louvavam Deus por ter dado tal autoridade aos homens!
   -----------------------------------------------------------------------------------------
Lembre-se muitas vezes a melhora física (somática) se estabelece quando você se "perdoa" (entende-se e busca melhorar), supera as culpas e auto-punições. Assim você trata das manifestações psicossomática (mente-corpo). Para materializar estas melhoras: - volte-se para você, -tenha coragem, -perdoe-se e saia do imobilismo mental! 


Alexandre Rivero 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mente Cristã 


A Mente Cristã é uma mente que busca um paradigma inspirado num olhar impregnado de valores e numa ética contemplada nos evangelhos e em escritos de apóstolos. Esta mente busca identificar-se com um corpo de conhecimento Cristão. É um exercício constante de ousar pensar o mundo inspirado nos olhos de Jesus Cristo. Estabelecer este olhar na política, na família, no mundo do trabalho, na relação pessoa-pessoa...
A Mente Cristã é ampla e compreende que existem múltiplas interpretações do olhar cristão. Diversas religiões estabelecem a pluralidade de entendimentos deste olhar cristão, numa complexidade que aceita o paradoxo de ser plural e ecumênico, apesar de cada um ter sua visão singular construída a partir de suas tradições religiosas, culturais, familiares, pessoais e do seu momento histórico. O encontro pessoal cristão pressupõe um olhar empático perante o outro, superando julgamentos e preconceitos. Admite a diferença e busca estabelecer valores essenciais, superando a forma e dialogando com o significado interior presente na profundidade das situações e das relações interpessoais.
A Mente Cristã além de cultivar uma inspiração para o bem viver, produz meta cognição quando se dedica a entender o funcionamento da mente a luz das premissas cristãs. A adoção de pensamentos e valores cristãos produz alterações nas emoções, comportamentos e no corpo. As mudanças pessoais e sociais no referencial cristão utilizam de técnicas como:  parábolas, persuasão, modelo, questionamento reflexivo, cartas, confronto de idéias, foco em vivências no presente...
A Mente Cristã relaciona-se na busca de subsídios e inspiração nas diferentes áreas do conhecimento humano: Ciência (Biologia, Psicologia, Neuropsicologia, História, Sociologia...), Filosofia, Artes, Religião e Senso Comum.
A Mente Cristã é um modo de pensar e sentir a vida, que privilegia a pessoa de Jesus Cristo. É uma narrativa de fatos históricos, uma maneira de interpretar e representar acontecimentos dando um sentido à vida humana.

Mente Cristã é um estudo e busca do desenvolvimento pessoal inspirado nestes pressupostos cristãos. Seu eixo acolhe as diferentes vertentes cristãs numa posição ecumênica. Não se pretende discutir aspectos doutrinários e práticas, enfatizamos a discussão de valores e pensamentos próprios das diversas tradições cristãs, contribuindo para o resgate de uma ética cristã em nossa sociedade. A busca deliberada de um diálogo permanente capaz de identificar o âmago da causa cristã.

Alexandre Rivero